domingo, 25 de setembro de 2011

Não ao setor hoteleiro no SGAN 901

Arquitetos e Urbanistas de Brasília lançam manifesto contra a desfiguração do projeto piloto de Brasília com a construção de Setor Hoteleiro na quadra 901 norte.

O grupo lembra que o Brasília Revisitada, enquanto anexo do decreto 10.829/87, é um dispositivo legal com força de lei, “não mero documento técnico com orientações e concepções do criador da cidade”. Nesse documento, a área é definida como integrante da escala bucólica, portanto non aedificanti ou de baixa densidade. Ademais, os parâmetros de uso e ocupação do setor de grandes áreas norte das quadras 600 e 900, definidas no NGB n. 1/86, são de uso institucional da área, não o comercial de hospedagem como no projeto proposto pela Terracap. O gabarito da área seria mudado de 9,5m para 65m de altura.

A justificativa do GDF é baseada em dados da secretaria de Turismo de um déficit de 10.000 leitos de hospedagem. No entanto, outras fontes apontam uma subutilização das instalações já existentes. A motivação real sugerida no manifesto que levou a Terracap propor o projeto seria de angariar recursos para as obras superdimensionadas do Mané Garrincha para a Copa 2014. Equivocadamente, a Terracap e GDF respaldam a arbitrariedade da proposta nos artigos 112 e 113 do PDOT que tratam da "revitalização" dos setores centrais do plano piloto, artigos esses que não poderiam se sobrepor ao decreto do tombamento aqui citado.

Como nas demais cidades sede da Copa, fundações das obras são iniciadas antes que se perceba que não existe fundamentação social e técnica para elas. Assim, logo estaremos cheios de elefantes brancos, custosos e inúteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário